
ENTENDA
O que é TMS?
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), ou TMS do nome em inglês Transcranial Magnetic Stimulation, é atualmente a técnica mais moderna e promissora utilizada na reabilitação neurológica. Essa estimulação não-invasiva e indolor consiste em pulsos magnéticos que excitam os neurônios e favorecem a neuroplasticidade ou seja, a capacidade do cérebro e do sistema nervoso de se reorganizar e criar novas conexões.
A estimulação magnética também pode ser utilizada nos nervos periféricos. Neste caso é chamada de Estimulação Magnética Periférica.


TRATAMENTO
O que ela trata?
Este tratamento é indicado em casos de pacientes acometidos com alguma lesão neurológicas, podendo ser utilizado para melhora de:
-
Sequelas pós-AVC;
-
Lesões medulares;
-
Ataxias (como a ataxia de Machado Joseph);
-
Esclerose Múltipla;
-
Parkinson;
-
Disfagia;
-
Congelamento da marcha;
-
Afasia outras alterações de fala decorrentes de lesões neurológicas.

Como funciona?
Durante a sessão, uma bobina é posicionada sobre o couro cabeludo, enviando esses pulsos para as regiões responsáveis por funções como movimento, fala ou cognição.
É um tratamento não invasivo, indolor e com poucos efeitos colaterais.
POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS:
Durante ou após o tratamento, algumas pessoas podem sentir uma leve dor de cabeça ou um pequeno desconforto no local onde a bobina foi aplicada, mas esses sintomas são temporários.

